Programa de Enriquecimento Instrumental
Desenvolvido pelo Prof. Dr. Reuven Feuerstein, psicólogo e educador romeno. Ele postula que o organismo humano está dotado de plasticidade e flexibilidade e que todo o individuo é capaz de desenvolver sua capacidade de aprendizagem. A capacidade cognitiva do sujeito pode ser potencializada através de um processo de mediação.
O programa está projetado para desenvolver e estabelecer os fundamentos cognitivos da aprendizagem. Através da realização de exercícios que progridem com critérios de complexidade e abstração, da estimulação do interesse e da motivação intrínseca do aprendiz e levando-o a reflexão e a tomada de consciência do seu processo a meta-cognição. O aluno é convidado a argumentar, sustentar, reformular seu ponto de vista, refletir, tomar decisões, colocar-se numa posição ativa (sua palavra é ouvida e valorizada pelo outro).
Desencadeando processos geradores de autonomia mais elaborada para enfrentar desafios, sentimento de competência, construção de sentido, capacidade de estabelecimento de analogias com o que está sendo vivenciado e vivenciar uma experiência de aprendizagem significativa.