Fisioterapia e Pilates Clinico

FISIOTERAPIA

Vem de Physiotherapie, radical Physio (agentes naturais) + Therapie (prestar cuidados, tratar).

Ciência aplicada tendo por objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas.

Objetivo: Preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou função.

Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.
Para tanto utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, sonidoterápicas e aeroterápicas além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais avindos da evolução dos estudos e da produção científica da área.


Atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde. 


O exercício profissional do fisioterapeuta compreende a avaliação físico-funcional do paciente, a prescrição do tratamento, a indução do processo terapêutico, a alta no serviço de Fisioterapia e a reavaliação sucessiva do paciente para constatação da existência de alterações que justifiquem a necessidade de continuidade das práticas terapêuticas.

Tempo do Atendimento: O tempo será de 45 minutos.

Áreas:

Ortopedia: Especialidade que cuida das doenças e deformidades relacionadas ao aparelho locomotor, ossos, músculos, ligamentos e articulações. Exemplo Fraturas, luxação, subluxação, lesões de tecido mole, entre outras;
 

Reumatologia: Especialidade que cuida das doenças dos tecidos conjuntivos. Exemplo
Osteoartrose, Artrite, Osteoporose, entre outras;

Neurologia: Especialidade que estuda o sistema nervoso central, periférico, suas relações e os seus transtornos. Exemplo Paralisia Cerebral (ECNPI), AVC, Parkinson, Alzheimer, Distrofia Muscular, Lesão Medular, Síndrome de Down, alterações do desenvolvimento, entre outras;
 
Cardio Pulmonar: Especialidade que cuida das doenças do coração e pulmão e dos sistemas circulatório e respiratório. Exemplo Asma, Bronquite Crônica, DPOC, Enfisema, entre outras.

PILATES CLINICO.

Método corpo-mente, o qual tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço, através da integração do movimento, a partir do centro estável e cinestesia realçada.

O Método Pilates foi desenvolvido pelo  alemão Joseph Pilates, portador de uma saúde frágil, dedicou-se ao estudo da anatomia humana. Na Primeira Guerra Mundial aplicou seus exercícios e, por volta de 1920 desenvolveu aparelhos que ajudavam os doentes e feridos a se exercitarem.


Os exercícios são realizados no solo (mat), bola suiça e faixa extensora. São divididos em básicos, intermediários e avançados, todos com baixo impacto, realizados sem pressa, com concentração e consciência dos movimentos realizados.

Princípios: Alinhamento, Respiração e Centrando.

Objetivos: Reabilitação (algias da coluna); Reeducação Postural; Estética (Glúteo, Transverso Abdominal e Transverso Inferior); Fitness(condicionamento controlado);  Incontinência Urinária; Melhora da capacidade cardiovascular e respiratória; Diminui o stresse, tensão e fadiga; Melhora da força muscular e mobilidade articular.

Indicação: Qualquer pessoa pode praticar o Pilates Clínico. No entanto é necessário uma avaliação prévia e o acompanhamento de um profissional especializado.

Atendimento: O Pilates deve ser praticado de 3 a 5 vezes na semana com tempo do atendimento de aproximadamente 50 minutos.

2017 Todos os direitos reservados a Equoterapia Santo André. Criado por NitroX Art e Design

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon