Equoterapia

 

A Equoterapia é indicada em casos de:

- Disfunções Neurológicas com alterações motoras (Encefalopatia Crônica não Progressiva ou Paralisia Cerebral;
- AVE  Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), etc);
- Síndromes Diversas (Síndrome de Down, Síndromes Cerebelares, Síndrome Hipercinética (hiperatividade), etc);
- Disfunções do desenvolvimento infantil (Atraso Global do Desenvolvimento, Deficiência Mental, Distúrbios da Psicomotricidade, etc);
- Distúrbios sensoriais, visuais, auditivos, fala e tátil;
- Distúrbios psíquico, emocionais, perceptivos, cognitivo, de atenção e de comportamento (Autismo, Agressividade, Timidez, etc);
- Distúrbios ortopédicos (Alterações e desvios posturais, Deficiências congênitas, etc);
- Doenças reumáticas; Doenças Respiratórias.

Obs.: Existe também o efeito sobre o sistema vegetativo. O paciente recebe cerca de 180 estímulos por minuto, melhorando a circulação sanguínea, a regularização dos batimentos cardíacos, a pressão, a atividade intestinal e a regulação do calor corpóreo.

 

Contra Indicações:
Instabilidade atlantoaxial; Epilepsias com crises convulsivas freqüentes; Labirintite aguda; Escoliose acima de 40 graus; Espondilolistese; Tumores malignos em atividade ou recém operados; Uso de próteses ou endopróteses na coluna; Osteoporose; Hérnia de disco; Dermatites de contato; Cardiopatia grave.

Precauções:
Rinite; Subluxação de quadril; Hipertensão, de difícil controle;

Programa Básico de Equoterapia:
Após minuciosa análise e objetivos estabelecidos de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, ele será incluso em um dos seguintes programas: Hipoterapia, Educação/ Reeducação, Pré-esportivo ou Esportivo.

Programa de Atendimento:
O programa tem uma estrutura que favorece a organização temporal de início, meio e fim que é baseada na Aproximação, Montaria e Separação.

Tempo do Atendimento:
O tempo será de 45 minutos que serão realizados de acordo com o programa de cada Terapeuta ou Instrutor.

Entre em contato e confira nossos preços e pacotes.


Curiosidades...

...Equoterapia -> Radical EQUO (originada do latim EQUUS, Espécie Cabalus, cavalo) + TERAPIA (originada do grego THERAPÉIA, terapia, parte da medicina que trata da aplicação do conhecimento técnico-científico no campo da reabilitação e reeducação).

O histórico do exercício equestre não é uma descoberta recente. Em 458-377 a.C., Hipócrates de Loo já aconselhava a equitação como fator regenerador da saúde, sobretudo no tratamento da insônia. Fez, também, a menção no seu livro Das Dietas, que a prática eqüestre, ao ar livre, faz com que os cavaleiros melhorem o tônus.

 
Em 1917 o Hospital Universitário de Oxford indicava a equoterapia para reabilitação dos feridos da 1ª Guerra Mundial.
Mas foi somente após a 2ª Guerra Mundial que o cavalo entrou definitivamente na área da reabilitação, sendo empregado como instrumento terapêutico em soldados seqüelados do pós-guerra.
No Brasil foi fundada em 10 de maio de 1989 a ANDE (Associação Nacional de Equoterapia), uma instituição beneficente localizada na Granja do Torto em Brasília que oficializou o nome Equoterapia caracterizando todas as práticas que utilizam o cavalo como técnica de equitação e atividades eqüestres. 


No dia 09 de Abril de 1997, na Sessão Plenária, foi aprovado o reconhecimento da Equoterapia pelo Conselho Federal de Medicina – Parecer nº 06/97 – como sendo um método terapêutico, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde e educação, composto por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, professores de educação física, terapeutas ocupacionais, equitadores e educadores especiais, que possuem embasamento técnico-científico buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.


A Equoterapia exige a participação de um corpo como um todo, onde o movimento passivo do animal irá promover ganhos físicos, psíquicos, cognitivos, sensoriais, educativos e sociais.

2017 Todos os direitos reservados a Equoterapia Santo André. Criado por NitroX Art e Design

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon