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Equitação Lúdica

 

Equitação do latim equitatîo, ônis (exercício ou arte de cavalgar o cavalo) + Lúdica "jogo" se origina do vocábulo latino ludus (diversão, brincadeira).

Segundo Piaget (1976), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. 

A Equitação Lúdica é um programa educacional no qual as atividades são direcionadas para crianças com desenvolvimento global regular dos 03 aos 07 anos de idade, em que elas participam do meio eqüestre desde o manejo até a montaria e também, como forma de iniciação da equitação, onde ela irá escolher qual atividade eqüestre que mais lhe agrada (Hipismo, Volteio, Adestramento, Tambor ou Baliza). 


As crianças além de terem os conhecimentos eqüestres básicos, também serão estimuladas pela equipe com materiais lúdicos pedagógicos, visando o enriquecimento de seu desenvolvimento biopsicossocial, tendo o cavalo como facilitador na aquisição e aperfeiçoamento de habilidades.


No Brasil, a equitação lúdica ainda é um programa pioneiro, com bibliografia ainda escassa.
A equipe é formada por profissionais multidisciplinares capacitados como instrutores de equitação.

Objetivos: Discriminação / identificação espacial; Esquema corporal e Consciência Corporal; Aptidões físicas e mentais; Vínculos sociais; Melhorar autonomia, autoconfiança e auto-estima; Coordenação visomotora; Motricidade ampla e fina; Coordenação motora global; Melhora da postura; Aceitação de limites e ordens.

Programa de Atendimento: O programa tem uma estrutura que favorece a organização temporal de início, meio e fim que é baseada na Aproximação, Montaria e Separação.

Tempo do Atendimento: O tempo será de 45 minutos que serão realizados de acordo com o programa de cada Terapeuta ou Instrutor.

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